Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pintura de Carlos Dugos na Galeria Vieira Portuense

Foi inaugurada, no passado dia 24, na GALERIA VIEIRA PORTUENSE uma da exposição de pintura de CARLOS DUGOS designada “À LUZ DA IDEIA”, que estará patente até 23 de Maio, no Largo dos Lóios, 50, na cidade do Porto.

No catálogo diz Maria Luís de Castro o seguinte: “De facto, o conjunto de quadros que a galeria Vieira Portuense aqui nos apresenta, embora variado nos temas e no tempo, evidencia sobejamente um fio condutor sempre presente no trabalho deste artista: a paixão pela luz. Nestas telas, os temas manifestam-se através de um jogo de equilibrados contrastes, entre a luz que revela e a sombra que apenas sugere, numa dialéctica superada pelo conjunto imagético de re-criação do real.

Aqui, a ideia e o real transmutam-se aliando-se às tintas numa sublimação inesperada; as emoções surgem envoltas na profunda reflexão que transcende os limites do quotidiano e nos transporta para além do concreto.

O traço, a composição que une e divide o espaço da tela, a selecção das cores que se desdobram em luz e sombra, o tema que nos surge rico em leituras, apresentam-se numa simbiose de rigor e plasticidade verdadeiramente ímpares.

A pintura de Carlos Dugos exprime o que as palavras não dizem, mas o “olhar” pode intuir.”

Carlos Dugos nasceu em Lisboa, em 1942; os seus primeiros trabalhos de pintura datam de 1957.

No ano seguinte foi viver para Lourenço Marques, então capital de Moçambique. Aí frequentou a escola de Arte - Núcleo de Arte, dirigida pelo pintor João Ayres, trabalhando na companhia de Malangatana, José Júlio, Álvaro Passos e outros artistas moçambicanos.

Por essa época, expôs várias vezes, individual e colectivamente em Lourenço Marques e Joanesburgo.

Regressou definitivamente a Portugal em 1967, instalando-se em Lisboa onde montou atelier, dedicando-se em especial ao apuro técnico do óleo.

Em 1974-75 viajou pela Europa residindo sucessivamente em Zurique e Madrid, contactando com diversos artistas, galerias e museus. De volta a Portugal passou longas temporadas em Sintra e na Ericeira, desenvolvendo um profundo estudo do simbolismo e da Tradição esotérica ocidental. Surgem, por essa altura, os primeiros trabalhos numa linha “metafísica”.

Em 1977 regressa definitivamente a Lisboa. Continuam os estudos de simbólica, entendida como a linguagem espiritual por excelência. Nesse sentido, matricula-se num curso de teologia organizado pelo “Leoninum Orthodoxum Institutum” patrocinado pela Sorbonne. Paralelamente pratica um longo trabalho de oficina, que decide não expor por o considerar de índole puramente experimental; num apontamento de atelier datado de 1980 escreveu: “Em Arte, uma ideia e o sentimento que lhe está associado necessitam de uma linguagem plástica apropriada para lograr expressar-se convenientemente. A procura desse léxico está, para mim, na ordem do dia. Expor pressupõe um discurso coerente, articulado, dominado. Assumir uma responsabilidade pública obriga a dispor dos meios para a cumprir”.

Tal responsabilidade foi assumida em 1984 quando, a convite da Galeria Arcano XXI, participou numa colectiva expondo oito telas. Nesse mesmo ano dirigiu uma nova Galeria de Arte -“São Bento”, organizando o projecto cultural a ela associado.

Em 1988 foi convidado a manter, temporariamente, um atelier no Palácio da Pena. Tratou-se de uma experiência do maior significado, que enriqueceu definitivamente o impulso metafísico na obra do pintor.

A partir de 1985 sucedem-se diversas viagens pela Europa - Holanda, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália França e Inglaterra. No mesmo período participa em várias exposições em Lisboa e vê editadas serigrafias. Realiza uma série de estudos cromáticos para edifícios em bairros sociais do Estado, em cidades e vilas portuguesas.

Está representado no Museu da Câmara Municipal do Maputo; na Caixa Geral de Depósitos; no IGAPHE - Instituto do património habitacional do Estado; Grupo Totta; várias instituições públicas; em empresas privadas e em numerosas colecções particulares, portuguesas e estrangeiras.

GALERIA VIEIRA PORTUENSE

Largo dos Lóios, 50

4050-338 Porto

966280008 * (351)222005156

info@galeriavieiraportuense.com

http://www.galeriavieiraportuense.com/

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Workshop dedicado ao tema “Life Training”


“Todos nós nascemos com a possibilidade de vivermos uma vida de sonho, plena de felicidade e sucesso. Porque é que algumas pessoas conseguem atingir objectivos de sucesso e outras não? E porque algumas das que conseguem atingir o sucesso não atingem a felicidade e outras conseguem-no?”

Para o ajudar a responder a estas e outras questões, o Pelouro da Promoção Cívica: Juventude e Voluntariado da Câmara Municipal de Matosinhos, vai realizar no próximo dia 28 de Abril, entre as 15h e as 17h, na Casa da Juventude de S. Mamede Infesta, um workshop dedicado ao tema “Life Training”. Este, consiste num método dinâmico de formação, baseado na aplicação de técnicas de programação neuro-linguística, neuro-estratégica e coaching, que visam promover o desenvolvimento pessoal, aumentando os graus de consciência e auto-motivação, facilitando a descoberta e expansão do potencial que existe em cada pessoa.

Programa:
1. Os 3 segredos do sucesso, da motivação e da energia!
2. Definição de Objectivos: escolhendo o que se quer
3. Observação: percebendo as possibilidades
4. Flexibilidade: descobrindo o caminho certo

A ENTRADA É LIVRE!

Casa da Juventude São Mamede Infesta
Praça da Cidadania, 95, r/c Dto.
4465-126 S. Mamede Infesta
Telefone 229 069 860

terça-feira, 20 de abril de 2010

Figuras da Cultura do Porto - Centro Nacional de Cultura



Figuras da Cultura do Porto
Nas Comemorações da República Ciclo I*


Por ocasião das comemorações do 1º Centenário da proclamação da República, o CNC Porto organiza, em colaboração com o Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP) da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), um Ciclo de Conferências com três tempos fortes até à Primavera de 2011, pondo em particular destaque ‘Figuras do Porto’.


Programa

22 de Abril, Quinta-feira, 21h30

‘O ante- 5 de Outubro do Porto’ Prof. Doutor Jorge Fernandes Alves
O concurso do Porto, a nível político e da Imprensa, para a instauração da República de 5 de Outubro de 1910 (Rodrigues de Freitas, Guerra Junqueiro, Basílio Teles, Sampaio Bruno, Alves da Veiga, João Chagas …).


Orador: Prof. Doutor Jorge Fernandes Alves, Professor de História Contemporânea no Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».

27 de Maio, Quinta-feira, 21h30

‘A revolução do 31 de Janeiro do Porto’ Prof. Doutor Gaspar Martins Pereira
A revolução republicana do 31 de Janeiro do Porto: contextualização histórico-política, caracterização do seu ideário republicano, figuras liderantes (civis e militares: Alves da Veiga, Basílio Teles, Sampaio Bruno, Capitão Leitão, Tenente Coelho, Alferes Malheiro…), insucesso e exílio…

Orador: Prof. Doutor Gaspar Martins Pereira, Professor de História Contemporânea no Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».

17 de Junho, Quinta-feira, 21h30

‘O pensamento filosófico-político’ Prof. Doutor Afonso Rocha
A perspectiva filosófico-política do republicanismo do Porto à luz de Sampaio (Bruno).

Orador: Prof. Doutor Afonso Rocha, Investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP)


Todas as sessões terão lugar no Palacete dos Viscondes de Balsemão e serão de Entrada Livre.

Centro Nacional da Cultura Núcleo do Porto

Palacete dos Viscondes de Balsemão

Praça Carlos Alberto 71

4050-157 Porto


Colaboração: Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP) da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP)

* Ciclo II – Outono 2010; Ciclo III – Primavera 2011