Pesquisar neste blogue

domingo, 3 de outubro de 2010

A República na Imprensa: do Porto a Lisboa

O Museu Nacional da Imprensa está a assinalar o centenário da República com uma grande exposição que abriu no dia 30 de Janeiro e se prolonga até o final do ano. Trata-se de uma mostra singular que se inicia com o “31 de Janeiro”, nos jornais da época, e prossegue em Setembro, com um núcleo dedicado inteiramente ao “5 de Outubro”.

“A República na Imprensa: do Porto a Lisboa”, assim se denomina a exposição, está inserida no programa oficial das Comemorações do Centenário da República e integra é uma centena de peças sobre a “Revolta do Porto”.

Pretendendo realçar a importância da imprensa nos diversos movimentos republicanos que levaram à queda da monarquia em 1910, a mostra apresenta distintas publicações como: “A República”, “ O Século”, “Debates”, “Novidades”, “O diário Illustrado” e alguns jornais satíricos, como “O Sorvete”, “António Maria” e “Pontos nos I’s”, com Sanhudo e Bordalo Pinheiro em destaque. Estarão também patentes edições do “Jornal de Noticias”, “O Primeiro de Janeiro” e do “Diário de Notícias”.

Numa das relíquias do Museu estará disponível uma gravura alusiva ao tema, para que os visitantes procedam à impressão manual, levando para casa uma recordação.

Sem comentários:

Enviar um comentário