Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de maio de 2011

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica




Vai decorrer a partir de 27 de Maio, mais uma edição do FITEI, vejam como nos é apresentada pelos seus organizadores:

Apresentação
Com que espanto o espectador, tantas vezes embalado por expectativas frustradas, se depara em palco com aquilo que pode chamar de sobressalto. É como uma súbita paixão, reconhecer, de repente, as mais profundas aspirações humanas, aquelas que perpassam tempos e espaços: o desejo de liberdade, a procura da justiça, a vontade do amor, a necessidade de partilha.

Nesta edição do FITEI - um pouco por acaso, um pouco porque parece haver uma tendência para tal - é possível delinear-se essa geografia de emoções. E nesses afloramentos encontra-se uma característica comum, a de fazer teatro que possa fazer parte de um certo processo social ou que intervenha como um rastilho nas consciências individuais.
E com que espanto, mais uma vez, o espectador pode despertar para essas emoções com a sensação de que tudo já foi dito e de que tudo deve continuar a ser dito. Encontramos neste festival inspirações de várias tendências históricas de um teatro que, de forma abrangente, se pode chamar de intervenção; melhor, de reflexão sobre os problemas colectivos de uma certa civilização.
O teatro grego com as suas comédias "moralizantes" e o constante desafio ao destino e ao poder das suas tragédias cruza-se com o pragmatismo democratizante do teatro do oprimido, e de outras as exigências populares do século XX ou o humanismo do "Siglo del Oro" espanhol. Toda a tradição conflui aqui, nos palcos do FITEI, numa explosão de estéticas e experiências performativas, neste ainda indeciso e jovem século XXI.

Consulte o programa aqui.

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica
Rua do Paraíso 217, 2º - sala 5
4000-377 Porto
Tel.: + 351 222 082 432
E-mail: geral@fitei.com
www.fitei.com

Sem comentários:

Enviar um comentário