
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
Festa de Natal da UATIP

TEATRO E POESIA
Ao Ritmo do Ciclo das Estações
Poemas de: António Barahona da Fonseca, Graça Pires, José Luís Peixoto, Jorge de Sousa Braga, Eugénio de Andrade, Filipa Leal, José Gomes Ferreira, Ana Salomé, Florbela Espanca, Manuel Alegre, Alberto Caeiro, José Tolentino Mendonça, Sophia de Mello Breyner Andersen, Ruy Belo
Alunas: Maria Emília Machado, Liliana Oliveira, Fernanda Cardoso, Rosa Maria Coutada, Antonieta Fidalgo, Alzira Frias, Ana Maria Carvalho
GRUPO CORAL
Programa
Natal de Elvas
Presépio de Belém
Linda Noite
Alegria de Natal
Benedicat vobis
Encore
Feliz Natal
sábado, 4 de dezembro de 2010
Concerto de Natal com a Orquestra do Norte e o Ensemble Vocal Pro Musica.

T.961371760
Local: Sé Catedral do Porto - Largo do Terreiro da Sé
Data: 17 de Dezembro de 2010, 21h30.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
"Uma outra visão do Porto" - Casa da Beira Alta

quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Exposição de Pintura - Clube Literário do Porto

Exposição de Pintura, de 15 a 30 de Novembro
Pinturas de Doze Trajectos
de Alunos do Atelier do Golgota
(Bernadette Poisson Coutinho, Dany Mexia Alves, Fernando Jorge Mascarenhas, Isabel Valente, Lúcia Freitas, Maria Emília Dias, Maria Vasques, Nair Taveira, Teresa Mexia Alves, Zilda Cardoso, Inês Beires e Henrique Teixeira).
Théodore Chassériau, tinha por hábito, quando viajava, de anotar ao lado dos croquis que ia fazendo, o seu pensamento. Ele ia registando a sua impressão não só através do desenho, como também através da reflexão pela palavra. Criava-se assim uma intimidade entre o gesto do desenho e o gesto do pensamento. Um equilíbrio.
Nas aulas que eu dou, a minha ambição vai quase até aí.
Mais do que ensinar a desenhar, eu pretendo ensinar a ver, a parar o olhar, um olhar silencioso, sobre todas as coisas que nos rodeiam, a perceber o seu movimento e a sua linguagem. E a relacionar essa posição de ver, com o pensamento, e com a liberdade de usar os materiais, quaisquer que sejam, que deixem no papel um vestígio: um risco, uma mancha, uma forma.
Os trabalhos que aqui se expõem, são exercícios que cada um escolhe, de acordo com o seu gosto, o seu imaginário, as suas memórias, a sua vontade de expressão. Cada um pinta aquilo que lhe toca a alma, e cada um se ouve, enquanto trabalha. É como tornar visível um conteúdo que se descobre.
Não imponho técnicas, nem desvendo segredos. Cada um as vai criando, e desvendando-se a si próprio. E vai criando um canto no seu mundo, dedicado a si, para além da rotina partilhada, ela também importante, mas incompleta.
É simples.
(Mónica Baldaque)
Flea Market Porto - Feira de artigos em 2ª mão

No próximo sábado, 27 de Novembro das 15h às 19h, o Flea Market Porto está a organizar um programa especial dedicado à arquitectura. Tendo como local escolhido e objecto de estudo o edifício Parnaso, foi criada uma programação paralela tendo como convidado especial o Arquitecto Carlos Loureiro, criador do edifício e reconhecido arquitecto portuense.
Para mais informações contactar:
Joana Lima
93 842 0801
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
I Raid Fotográfico da Mata Nacional do Buçaco
I Raid Fotográfico da Mata Nacional do Buçaco – Organizado, no âmbito da iniciativa “Natal na Mata”, pela Fundação Mata do Buçaco em parceria com o Núcleo de Fotografia de Anadia “Os Paparazzi”, têm como objectivo mostrar uma outra perspectiva da Mata Nacional do Buçaco num momento mágico, que é o Natal, incentivando a participação de toda a família na actividade.
Esta actividade realiza-se dia a partir das 09H30, dia 19 de Dezembro, sendo as inscrições (até dia 13 de Dezembro) limitadas a 50 participantes.
A inscrições podem ser efectuadas pessoalmente, na sede da Fundação Mata do Buçaco, pelo telefone 231 937 000 ou pelo email raidbussaco@fmb.pt, fornecendo nome completo, morada, telefone e endereço de e-mail.
O preço por participante será de 20 euros e haverá prémios para as três melhores fotos eleitas pelo júri.
Fundação Mata do Buçaco Mata do Buçaco 3050-261 Luso
Contacto: 231 937 000
Por sugestão da amiga Albertina Silva
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Exposição de Fotografia

OUTONO é o tema em exibição e participam 12 dos associados.
Gostaríamos de contar com a vossa presença.
Obrigada,
Albertina Eudora
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Exposição de Fotografia "Anima Vegetalis

Foi feito com pequenos pedaços de floresta (folhas, paus, bolotas, galhos, frutos, alguns cogumelos, cascas, etc.) encontrados no solo e digitalizadas com um scanner normal e muito barato num quarto escuro.
Não tem nenhuma manipulação digital, mas alguma limpeza simples sobre o fundo negro.
As Flores da Teresa
Quis que os conhecimentos que apreendi na Fotografia Digital estivessem presentes.
Não voei sobre um ninho de cucos,...mas voei com as borboletas, por cima das minhas flores...
Um abraço.
Teresa Loureiro
Passeio a Foz Côa, 9 de Outubro de 2010
Actividades da Casa da Beira Alta (Nov/Dez)
21h30 – NOITE DE S. MARTINHO, com castanhas oferecidas pela Cooperativa de Penela da Beira, vinho, petiscos e animação musical.15€
21h30 – Abertura da Exposição de Joalharia Contemporânea em prata, desenho e bonecos em pasta de papel, da autoria de ELISABETE CARVALHO, MARIA JOÃO TEIXEIRA E DOMINGOS TEIXEIRA. A exposição ficará aberta ao público até dia 28 de Novembro, das 14h30 às 19h.
16h – Venha ao Teatro... no Teatro Nacional São João, SOMBRAS, uma criação de Ricardo Pais, onde se cruzam a Fala, o Canto e a Dança.
16h – Abertura de uma Exposição de Pintura “UMA OUTRA VISÃO DO PORTO” de João Carlos Dias Ferreira. A exposição ficará aberta ao público até dia 20 de Dezembro de 2010, das 14h30 às 19h.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Exposição de Pedro Diniz Reis na Culturgest Porto
EXPOSIÇÃO DE 13 DE NOVEMBRO A 22 DE JANEIRO DE 2011
INAUGURAÇÃO 12 DE NOVEMBRO, 22H00

Alfabeto [Katakana], 2005-2006 · Vídeo HD, preto e branco, som, 17’40”
Curadoria: Miguel Wandschneider
Desde o início da sua trajectória artística no final da década de 1990, Pedro Diniz Reis (Lisboa, 1972) tem vindo a utilizar predominantemente o vídeo no seu trabalho, a par de incursões mais ou menos frequentes por outros media, como a fotografia, a performance e o som. Os seus vídeos resultam de um processo extremamente laborioso, em que o domínio irrepreensível e a experimentação dos recursos que esse medium lhe oferece se aliam a um rigor formal obsessivo, envolvendo o espectador numa intensa experiência sensorial. Muitas destas obras são feitas com imagens e sons extraídos de filmes e de vídeos musicais, organizados em composições e sequências visuais e sonoras não-narrativas. Nesta exposição são apresentados cinco vídeos e uma peça sonora que desvendam, em toda a sua amplitude, uma linha de investigação dentro do trabalho do artista desenvolvida entre 2004 e 2010. Estas obras caracterizam-se pela utilização de signos linguísticos (diferentes alfabetos, todas as letras e palavras de um dicionário em inglês, os números de 1 a 10 ditos em japonês) para explorar processos de composição visual e sonora em que a aplicação de regras de combinação e sequenciação dos elementos gera resultados aleatórios e exteriores à subjectividade do artista. Um ciclo de trabalhos que permanece desconhecido (apenas uma obra foi exposta) e cuja relevância se pretende sublinhar com esta exposição.
Culturgest Porto
Entrada gratuita
Passeio ao Moderno Escondido CNC-Porto
Um almoço-tertúlia com os arquitectos João Archer de Carvalho e Manuel Nunes de Almeida, autores de alguns dos projectos de arquitectura dos aproveitamentos hidroélectricos do Douro Internacional realizados nos anos 50, marcará o início da visita.
+Info.
T.961371760; aqfaria@gmail.com ( Andreia Faria ) - Porto
T.965271877; alexandra.prista@cnc.pt ( Alexandra Prista ) - Lisboa
Inscrições até 22 de Outubro’10.
domingo, 3 de outubro de 2010
Filme do Desassossego - TNSJ

A República na Imprensa: do Porto a Lisboa
“A República na Imprensa: do Porto a Lisboa”, assim se denomina a exposição, está inserida no programa oficial das Comemorações do Centenário da República e integra é uma centena de peças sobre a “Revolta do Porto”.
Pretendendo realçar a importância da imprensa nos diversos movimentos republicanos que levaram à queda da monarquia em 1910, a mostra apresenta distintas publicações como: “A República”, “ O Século”, “Debates”, “Novidades”, “O diário Illustrado” e alguns jornais satíricos, como “O Sorvete”, “António Maria” e “Pontos nos I’s”, com Sanhudo e Bordalo Pinheiro em destaque. Estarão também patentes edições do “Jornal de Noticias”, “O Primeiro de Janeiro” e do “Diário de Notícias”.
Numa das relíquias do Museu estará disponível uma gravura alusiva ao tema, para que os visitantes procedam à impressão manual, levando para casa uma recordação.
Regresso ás aulas
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Semana Cultural 2010
SEMANA CULTURAL
UATIP 2010
Alegria é saber
O ELOGIO DA TRANSMISSÃO
-da evocação da obra de George Steiner;
-de palestras realizadas por referências de mestria em diferentes áreas;
-da referência a vultos do conhecimento;
-de práticas tradicionais de sabedoria como as danças circulares ou o ioga;
-da pesquisa de textos literários;
-de criações individuais sobre as diversas formas de transmissão;
-do olhar para a nossa escola como espaço de transmissão.
A semana cultural coincide, ainda, com o desafio lançado a todos os que constituem a comunidade de abraçar novas utopias. Vários associados e professores responderam ao repto, numa participação felizmente significativa e que constitui um ponto de partida para transformações que seguramente serão positivas. Muitas das palavras recebidas ajudaram já a organizar esta semana cultural, que deverá ser, como habitualmente, um momento de encontro, de partilha, de alteração da nossa rotina “escolar. Um pequeno dossier com todos os testemunhos recebidos, bem como uma avaliação das propostas lançadas pela Direcção e Direcção Pedagógica da escola, estará ao dispor de quem o quiser consultar na sala entre o bar e o auditório.
O programa agora distribuído funcionará como guia para as actividades que, dado o número elevado de alunos e as condições da escola, destinam-se exclusivamente aos associados da UATIP. Quinta de manhã, a escola estará aberta aos convidados dos associados que desejem visitar as exposições.
Para que a semana decorra com respeito por todos nós algumas regras devem ser cumpridas como desligar os telemóveis em todos os acontecimentos deste programa, incluindo as exposições, chegar pontualmente a cada sessão, abandonando-a só no horário previsto.
Sendo imprevisível o número de pessoas presente nas actividades, em caso de excesso de assistentes pedimos a todos a colaboração, a calma e o espírito de civilidade.
A secretaria não estará em funcionamento.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Exposição de Fotografia
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Serralves em Festa 2010
Nos dias 5 e 6 de Junho, Serralves apresenta a 7ª edição do Serralves em Festa. Este é um dos maiores festivais de expressão artística contemporânea da Europa e o maior em Portugal, com actividades para todas as idades, para todas as famílias e para a família toda.
Na quinta-feira, dia 3 de Junho, começa a Festa no Aeroporto do Porto e continua no dia seguinte, 4 de Junho, nas ruas da Baixa do Porto, com teatro de rua, música, dança e performance. Das 8h00 da manhã de sábado, 5 de Junho, até às 24h00 de domingo, 6 de Junho, o Parque, o Museu, o Auditório e a Casa de Serralves recebem mais de 90 eventos e mais de 600 artistas, em mais de 250 momentos de apresentação.
O Serralves em Festa traz à cidade do Porto 40 horas consecutivas de actividades nas áreas da arte contemporânea, actividades para crianças e famílias, música improvisada, música pop rock, música electrónica, música experimental, música erudita, jazz, Dj's, dança contemporânea, acrobacia, performance, teatro de rua, teatro de objectos, teatro de marionetas, teatro para a infância e juventude, circo contemporâneo, cinema, vídeo, fotografia, instalação, visitas orientadas e workshops.
Para descarregar o programa em PDF, clique aqui.
Feira do Livro 2010
As portas da 80ª Feira do Livro do Porto estão abertas. Sejam bem-vindos à grande festa do livro e da leitura! Durante 20 dias a Avenida dos Aliados vai receber um programa cultural rico, temperado pela música e pelo cinema, com áreas de actividades e lazer convidativas ao convívio entre os livros. Os pequenos leitores poderão também contar com um espaço e actividades à sua medida. Numa visita à Feira em família ou em grupos escolares, serão muitas as iniciativas lúdicas ou pedagógicas à sua espera.
Consulte a agenda em, clicando aqui.
Fitei 2010
Apresentação
O FITEI, um dos maiores eventos portugueses dedicado às artes de palco, está de regresso em Maio para a sua 33ª edição, que decorre de 28 de Maio a 10 de Junho. Ecléctico e aberto às mais variadas explorações estéticas, o festival, que se realiza no Porto e em Matosinhos, tem o mérito de cruzar linguagens clássicas com abordagens manifestamente vanguardistas.
Nesta edição destacam-se as propostas de intervenção no espaço urbano, havendo ocupação artística de vários lugares emblemáticos da cidade.
Tal como nos anos mais recentes do festival, a abertura oficial realiza-se no Teatro Nacional São João. O espectáculo “Hnuy illa”, das companhias espanholas Kulai e Tanttaka, que une dança de inspiração basca, teatro e poesia, tem a honra de abrir a programação.
África, América e Europa são os continentes que marcam presença no FITEI 2010. Palácio da Bolsa, Cineteatro Constantino Nery, Mosteiro de São Bento da Vitória e Contagiarte são alguns dos espaços deste festival.
O FITEI é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes.
Consulte a programação do FITEI 2010, aqui.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Exposição de Fotografia - Casa da Beira Alta

terça-feira, 11 de maio de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Romeu e Julieta - ACE/Teatro do Bolhão
ACE / Teatro do Bolhão
Praça Coronel Pacheco, nº 1
4050-453 PORTO
Informações e reservas:
Telf: 222 089 007
Fax : 222 080 052
Email: escola@ace-tb.com
terça-feira, 27 de abril de 2010
Pintura de Carlos Dugos na Galeria Vieira Portuense

Aqui, a ideia e o real transmutam-se aliando-se às tintas numa sublimação inesperada; as emoções surgem envoltas na profunda reflexão que transcende os limites do quotidiano e nos transporta para além do concreto.
O traço, a composição que une e divide o espaço da tela, a selecção das cores que se desdobram em luz e sombra, o tema que nos surge rico em leituras, apresentam-se numa simbiose de rigor e plasticidade verdadeiramente ímpares.
A pintura de Carlos Dugos exprime o que as palavras não dizem, mas o “olhar” pode intuir.”
Carlos Dugos nasceu em Lisboa, em 1942; os seus primeiros trabalhos de pintura datam de 1957.
No ano seguinte foi viver para Lourenço Marques, então capital de Moçambique. Aí frequentou a escola de Arte - Núcleo de Arte, dirigida pelo pintor João Ayres, trabalhando na companhia de Malangatana, José Júlio, Álvaro Passos e outros artistas moçambicanos.
Por essa época, expôs várias vezes, individual e colectivamente em Lourenço Marques e Joanesburgo.
Regressou definitivamente a Portugal em 1967, instalando-se em Lisboa onde montou atelier, dedicando-se em especial ao apuro técnico do óleo.
Em 1974-75 viajou pela Europa residindo sucessivamente em Zurique e Madrid, contactando com diversos artistas, galerias e museus. De volta a Portugal passou longas temporadas em Sintra e na Ericeira, desenvolvendo um profundo estudo do simbolismo e da Tradição esotérica ocidental. Surgem, por essa altura, os primeiros trabalhos numa linha “metafísica”.
Em 1977 regressa definitivamente a Lisboa. Continuam os estudos de simbólica, entendida como a linguagem espiritual por excelência. Nesse sentido, matricula-se num curso de teologia organizado pelo “Leoninum Orthodoxum Institutum” patrocinado pela Sorbonne. Paralelamente pratica um longo trabalho de oficina, que decide não expor por o considerar de índole puramente experimental; num apontamento de atelier datado de 1980 escreveu: “Em Arte, uma ideia e o sentimento que lhe está associado necessitam de uma linguagem plástica apropriada para lograr expressar-se convenientemente. A procura desse léxico está, para mim, na ordem do dia. Expor pressupõe um discurso coerente, articulado, dominado. Assumir uma responsabilidade pública obriga a dispor dos meios para a cumprir”.
Tal responsabilidade foi assumida em 1984 quando, a convite da Galeria Arcano XXI, participou numa colectiva expondo oito telas. Nesse mesmo ano dirigiu uma nova Galeria de Arte -“São Bento”, organizando o projecto cultural a ela associado.
Em 1988 foi convidado a manter, temporariamente, um atelier no Palácio da Pena. Tratou-se de uma experiência do maior significado, que enriqueceu definitivamente o impulso metafísico na obra do pintor.
A partir de 1985 sucedem-se diversas viagens pela Europa - Holanda, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália França e Inglaterra. No mesmo período participa em várias exposições em Lisboa e vê editadas serigrafias. Realiza uma série de estudos cromáticos para edifícios em bairros sociais do Estado, em cidades e vilas portuguesas.
Está representado no Museu da Câmara Municipal do Maputo; na Caixa Geral de Depósitos; no IGAPHE - Instituto do património habitacional do Estado; Grupo Totta; várias instituições públicas; em empresas privadas e em numerosas colecções particulares, portuguesas e estrangeiras.
GALERIA VIEIRA PORTUENSE
Largo dos Lóios, 50
4050-338 Porto
966280008 * (351)222005156
info@galeriavieiraportuense.com
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Workshop dedicado ao tema “Life Training”
“Todos nós nascemos com a possibilidade de vivermos uma vida de sonho, plena de felicidade e sucesso. Porque é que algumas pessoas conseguem atingir objectivos de sucesso e outras não? E porque algumas das que conseguem atingir o sucesso não atingem a felicidade e outras conseguem-no?”
Para o ajudar a responder a estas e outras questões, o Pelouro da Promoção Cívica: Juventude e Voluntariado da Câmara Municipal de Matosinhos, vai realizar no próximo dia 28 de Abril, entre as 15h e as 17h, na Casa da Juventude de S. Mamede Infesta, um workshop dedicado ao tema “Life Training”. Este, consiste num método dinâmico de formação, baseado na aplicação de técnicas de programação neuro-linguística, neuro-estratégica e coaching, que visam promover o desenvolvimento pessoal, aumentando os graus de consciência e auto-motivação, facilitando a descoberta e expansão do potencial que existe em cada pessoa.
Programa:
1. Os 3 segredos do sucesso, da motivação e da energia!
2. Definição de Objectivos: escolhendo o que se quer
3. Observação: percebendo as possibilidades
4. Flexibilidade: descobrindo o caminho certo
A ENTRADA É LIVRE!
Casa da Juventude São Mamede Infesta
Praça da Cidadania, 95, r/c Dto.
4465-126 S. Mamede Infesta
Telefone 229 069 860
terça-feira, 20 de abril de 2010
Figuras da Cultura do Porto - Centro Nacional de Cultura

Figuras da Cultura do Porto
Nas Comemorações da República Ciclo I*
Por ocasião das comemorações do 1º Centenário da proclamação da República, o CNC Porto organiza, em colaboração com o Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP) da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), um Ciclo de Conferências com três tempos fortes até à Primavera de 2011, pondo em particular destaque ‘Figuras do Porto’.
Programa
22 de Abril, Quinta-feira, 21h30
‘O ante- 5 de Outubro do Porto’ Prof. Doutor Jorge Fernandes Alves
O concurso do Porto, a nível político e da Imprensa, para a instauração da República de 5 de Outubro de 1910 (Rodrigues de Freitas, Guerra Junqueiro, Basílio Teles, Sampaio Bruno, Alves da Veiga, João Chagas …).
Orador: Prof. Doutor Jorge Fernandes Alves, Professor de História Contemporânea no Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».
–
27 de Maio, Quinta-feira, 21h30
‘A revolução do 31 de Janeiro do Porto’ Prof. Doutor Gaspar Martins Pereira
A revolução republicana do 31 de Janeiro do Porto: contextualização histórico-política, caracterização do seu ideário republicano, figuras liderantes (civis e militares: Alves da Veiga, Basílio Teles, Sampaio Bruno, Capitão Leitão, Tenente Coelho, Alferes Malheiro…), insucesso e exílio…
Orador: Prof. Doutor Gaspar Martins Pereira, Professor de História Contemporânea no Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».
–
17 de Junho, Quinta-feira, 21h30
‘O pensamento filosófico-político’ Prof. Doutor Afonso Rocha
A perspectiva filosófico-política do republicanismo do Porto à luz de Sampaio (Bruno).
Orador: Prof. Doutor Afonso Rocha, Investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP)
Todas as sessões terão lugar no Palacete dos Viscondes de Balsemão e serão de Entrada Livre.
Centro Nacional da Cultura Núcleo do Porto
Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça Carlos Alberto 71
4050-157 Porto
Colaboração: Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP) da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP)
* Ciclo II – Outono 2010; Ciclo III – Primavera 2011
quinta-feira, 18 de março de 2010
AMÁLGAMAS- Exposição de autores galegos na Casa da Beira Alta

No final, foi servido um Porto de Honra.
A exposição estará patente ao público de segunda-feira a sábado, das 14h30 às 18h, até 10 de Abril, na Casa da Beira Alta.
Contribuição enviada por: Teresa Loureiro
terça-feira, 16 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
A turma de Cerâmica na Bienal de Aveiro
Somos um grupo muito coeso em torno do Mestre.
Sonhamos, discutimos e realizamos, colocando as mãos bem na "terra"...com o pensamento cheio
de sonhos. Sentimos, cada vez mais, que é preciso alargar os nossos horizontes, vendo e ouvindo.
A nossa juventude, em Novembro de 2009, levou-nos, estrada fora, à Bienal de Cerâmica em Aveiro
Cumpriu-se mais uma etapa...
A aluna Teresa Loureiro
quinta-feira, 4 de março de 2010
Ciclo de conferências organizado pelo Clube Unesco da Cidade do Porto
A PROJECÇÃO INTERNACIONAL DO PORTO NOS SÉCULOS XV-XVI:
as crises da monarquia e a afirmação económica e social do noroeste
O Termo do Porto do ponto de vista administrativo, económico e social
Orador Adelaide Millan Costa
As conferências realizam-se à sexta-feira à noite, pelas 21H30.
Podem consultar o calendário no sítio do CUCP.
Para mais informações podem contactar:
Casa do Infante Rua da Alfândega, Nº 10 - 4050-029 Porto Telefone: 222 060 400
Organização Clube UNESCO da Cidade do Porto Rua Doutor Ricardo Jorge, 19 - 2º. Sala 4 4050-514 PORTO PORTUGAL Telefones: +351 966 026 057; +351 220 168 055
Exposição de fotografia (IPO-Porto)

Tenho muito gosto em convidá-los para uma nova Exposição Fotográfica, integrada na celebração do" DIA DA MULHER", nas Instalações do IPO no Porto.
Agradece a vossa presença,
A. Eudora
Convite para o Teatro (Rivoli)
terça-feira, 2 de março de 2010
Conferência sobre o RIO PAIVA
Em 1998, publicou O Paiva ou a Paiva como também lhe chamam, um livro, profusamente ilustrado, que retrata o Rio Paiva, afluente do Rio Douro e toda a vida em torno dele: o seu curso, as terras, as gentes.

Assinalamos o sucesso da conferência e publicamos uma fotografia com o Dr. Inácio Nuno Pignatelli e a Directora da UATIP, D. Maria Teresa Mota.
Foto cedida por: Teresa Loureiro.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
VULCÃO - (ACE/ TEATRO DO BOLHÃO)

“Às vezes, não fazer nada é a coisa mais violenta que se pode fazer” Slavoj Zizek
Partindo de uma proposta da actriz Custódia Gallego, Abel Neves criou um poderoso texto teatral que a encenação de João Grosso converteu num mergulho pelo interior do universo da violência doméstica, da demência e da “cumplicidade” das vítimas.
A perturbante actualidade de Vulcão é hoje amplificada pela profusão de histórias de mulheres que surgem subitamente aos olhos do mundo saídas de uma vida escondida, sórdida e doentia, vivida num alçapão para onde foram arrastadas quando crianças.
Vulcão, que estreou a 26 de Novembro no Teatro Nacional D. Maria II, tornou-se uma das mais surpreendentes produções de 2009, em termos de público e crítica, tendo-lhe sido atribuídas 2 nomeações para os recém criados prémios SPA (Melhor Actriz e Melhor Texto).
Co-produção ACE/ Teatro do Bolhão e Teatro Nacional D. Maria II.
Vulcão, de Abel Neves, encenação de João Grosso, de 19 de Fevereiro a 7 de Março
4º a Sábado às 21.30 horas e Domingos às 16 horas
Auditório ACE/ Teatro do Bolhão (antigo Colégio Almeida Garrett)
Praça Coronel Pacheco, nº 1 4050-453 Porto
Informações e reservas: Telf 222 089 007/ fax 222 080 052
Sábados de tarde na UATIP
6 Março, 15 horas
Do neoclassicismo à 2ª guerra mundial
13 Março, 15 horas
Do final da guerra aos nossos dias
Estas actividades estão abertas a toda a comunidade da UATIP.
CICLO A MULHER, A HISTÓRIA E O CINEMA
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Exposição de fotografia

Terei muito gosto em contar com a vossa presença na tarde da inauguração, pelas 16h, ou noutro dia.
Desta vez terá a participação exclusiva de sócios da PORTOGRAFIA de que faço parte.
A exposição prolonga-se até 27 de Fevereiro.
Com amizade,
A. Eudora Silva"